quarta-feira, 18 de março de 2009

SoPHiE ScHoLL



Sophie Magdalena Scholl (9 de Maio de 1921, Forchtenberg – 22 de Fevereiro de 1943, Munique) era membro da Rosa Branca, movimento de resistência antinazista. Foi condenada por traição e executada na guilhotina. É conhecida como uma das poucas alemãs que se opuseram ativamente ao terceiro reich durante a Segunda Guerra Mundial e é também vista como um mártir.

No início do Verão de 1942, Sophie Scholl participou da produção e distribuição de panfletos da Rosa Branca. Foi presa em 18 de Fevereiro de 1943 enquanto distribuia o 6º panfleto na Universidade de Munique. Os panfletos eram redigidos e depois copiados sendo, depois, entregues em caixas de correio nas casas de grandes cidades da Baviera (berço do movimento nazista). Esses planfletos continham trechos apocalípiticos da Bíblia, para impressionar. Sophie, seu irmão, Hans School, e mais um universitário, Christoph Probst, foram presos em 22 de fevereiro de 1943, depois que o reitor da universidade de Munique os surpreendeu distribuindo esses panfletos no pátio da universidade. A Gestapo os prendeu, os julgou em menos de quatro horas e os decapitou no mesmo dia.

Desobedecendo ordens superiores, os carcereiros deixaram os jovens reencontrarem seus pais antes de encontrarem o trágico destino dos opositores ao nacional-socialismo, a morte. Os três são hoje tidos como heróis nacionais alemães. É bom lembrar que, entre fevereiro e outubro de 1943, foram mortos ainda mais 50 integrantes do movimento Rosa Branca.

Em Fevereiro de 2005 foi lançado um filme sobre Sophie Scholl, Sophie Scholl – Die letzten Tage (Sophie Scholl - Os Últimos Dias ou Uma Mulher Contra Hitler (br)), com a atriz Julia Jentsch como Sophie.

O filme pode ser assistido em 12 partes, clicando no link abaixo:

SOPHIE SCHOLL - DIE LETZTEN TAGE

Nenhum comentário: